Trombose e Anticoncepcional qual deve ser a preocupação?

Trombose e Anticoncepcional qual deve ser a preocupação?

09/10/2019 às 22:20:51

A trombose é uma doença caracterizada pela formação de um coágulo que pode bloquear o fluxo sanguíneo de artérias ou veias. É uma doença grave, por vezes, fatal. Mas, qual a relação da doença com o uso de contraceptivos orais?

 A ocorrência de trombose associada à pílula é muito baixa e precisa ser examinada dentro de um contexto individual, uma vez que o risco está relacionado não ao contraceptivo em si, mas ao histórico familiar e estilo de vida da usuária.

Mulheres hipertensas, fumantes, obesas, com episódio anterior de trombose, ou histórico familiar de doenças hereditárias que afetam a coagulação, como trombofilia, por exemplo, não são perfis adequados para uso de contraceptivo oral que contenham estrogênio.

A pílula é muito segura, mas trata-se de um medicamento, portanto, os fatores risco/benefício devem ser avaliados pelo ginecologista. No exame clínico, conseguimos identificar se há situações específicas que impeçam o uso de contraceptivo hormonal.

O que recomendamos fortemente é evitar a automedicação. Usar um medicamento, qualquer que seja, de forma inadequada, pode oferecer sérios riscos à saúde.

Quer saber mais sobre contraceptivos?

Deixe nos comentários!